Rodas
Zezé Pneus trabalha com rodas originais e esportivas, tudo para deixar seu carro ainda mais bonito e com estilo próprio. Porém, antes de trocar sua roda, você precisa prestar atenção em alguns detalhes para que não acabe danificando seu carro e se arrependa depois.
Você sabe como se comportará o seu carro com uma roda diferente da projeta originalmente para o mesmo? Será que acontece algum dano há algum componente ou para a sua dirigibilidade?
Primeiramente mudar a roda do seu veículo não causará nenhum problema desde que você respeite duas coisas: o bom senso e a especificação técnica do fabricante do carro.
Entendam como bom senso a utilização de rodas que não atrapalhem o curso completo da suspensão e direção em todas as situações previstas em projeto. O carro deve ser totalmente utilizável com carga total sem tocar a carroceria nas rodas, assim como durante o esterçamento máximo para ambas as direções.
Um detalhe que deve ser respeitado é o diâmetro de rodagem. O conjunto roda + pneu não deve ultrapassar mais do que 5% do tamanho original. Para saber como calcular isso basta acessar o site Tire Size Calculator, colocar as medidas originais do seu carro e a que deseja utilizar.
Outro aspecto que as pessoas não levam em consideração é o Off set da roda. Basicamente, Off set é a distância entre a superfície de assentamento da roda e o meio da tala. É esse parâmetro que diz se a roda vai ter o seu centro mais para dentro do carro ou mais para fora. O off-set positivo significa que a superfície de assentamento está mais próxima a borda dianteira do que da borda traseira, logo a sua borda dianteira tende a ficar mais para o lado interno do paralama. A maioria dos carros de rua utilizam este tipo de Off Set, variando entre ET 30 e ET50
O off-set negativo significa que a superfície de assentamento está mais próxima a borda traseira, logo a borda dianteira tende a ficar mais para fora do paralama. Esse tipo de off-set é normalmente utilizado em pick-ups, veículos pesados ou de alto desempenho.
Se você respeitar esses dois parâmetros citados acima, dificilmente terá problemas com o seu veículo. Vale ressaltar que a escolha de uma roda com Offset errado poderá ocasionar em perda do raio negativo de rolagem.
Raio negativo de rolagem é uma característica de projeto de uma suspensão que garante que o carro não dê uma volta em torno do próprio eixo, caso perca a aderência em uma das rodas de tração.
É essa característica interessante introduzida em 1966 pela Oldsmobile que garante que seu carro não perca o controle facilmente caso um pneu dianteiro fure, ou que não rode facilmente se duas rodas permanecerem em duas superfícies com coeficiente de atrito diferente, como no acostamento e pista de rolagem.
Outra dica interessante é sobre a massa não suspensa que é toda a massa que fica acima das molas do veículo. Considere parte da massa não suspensa o conjunto de rodas e pneus, os braços de suspensão e os outros componentes como manga de eixo, braços axiais, caliper de freios, rotores, etc.
Quanto menor essa massa, melhor o comportamento dinâmico de um veículo em estradas com buracos, assim como será mais eficiente durante acelerações e frenagens. Este é um dos motivos para os carros importados utilizarem materiais nobres como o alumínio em bandejas e braços de suspensões.
Ao escolher uma roda esportiva, leve em consideração o peso que será adicionado ao veículo. Em alguns casos, rodas de “liga-leve” do mesmo aro, chegam a ser mais pesadas que originais de aço estampado.
Prefira as marcas mais tradicionais no mercado, evitando marcas desconhecidas ou rodas muito baratas. As marcas importadas nem sempre são melhores que as nacionais, portanto cuidado ao escolher bem. Utilizar a internet para pesquisar e saber a opinião de outros usuários pode ser um ponto de partida.
Se tiver a opção de utilizar uma roda de liga leve que seja item de série em um modelo da própria marca do seu veículo, não pense duas vezes, pois esses modelos garantem um padrão de projeto semelhante ao do seu carro, pois os fabricantes costumam utilizar os mesmos dados para todos os carros da marca.
E nunca compre uma roda de liga leve usada sem conhecer a sua procedência. Já vi pessoalmente consertos inacreditáveis em lojas de rodas, e eles mesmos após o conserto recomendam que a mesma seja vendida, pois no jargão do ramo, vira uma “roda de vidro”.